terça-feira, 8 de julho de 2014

A Passagem do Cometa, Edir Araujo.

 Leandro Campos Alves é natural da cidade Mineira de Liberdade.
Cronista, Poeta e Escritor romancista que desponta na literatura brasileira, recentemente publicou em 09/2013 a o romance Instinto de Sobrevivência pelo Clube de Autores e o Ebook pela Editora Saraiva; participou da Antologia Além do Olhar de 01/2014; em 27 de fevereiro de 2014 publicou a nova forma literária de redigir romances, O Lamento de José, pelo Clube de Autores e o Ebook pela Editora Saraiva.
Foi jurado da segunda amostra de Raízes de poesias em Aiuruoca MG em 12/2013.
Têm em seu currículo várias entrevistas, entre elas, a do Divulga Escritor, Conexão Portal PB, Pensando Fora da Caixa, elaboradas pela Jornalista Shirley M. Cavalcante, de João Pessoa Paraíba, reeditada na edição especial de natal de 2013, Revista Literária da Lusofonia - Divulga Escritor, e divulgada em Portugal.
Em abril de 2014, participou da edição especial comemorativo de um ano da Revista Literária da Lusofonia - Divulga Escritor, com artigo sobre o romance Lamento de José.
Participou de uma nova reportagem para Revista Gota D’água, Edição 10 de Janeiro 2014. Revista circulante para os funcionários da Companhia de Saneamento do Estado de Minas Gerais.
Colaborador de várias comunidades literárias no país e outras em países latino americanos, integrante e colaborador da ”Social Rearde Writer Artist” no Brasil, Milan e Roma e, Recanto das Letras.
Em Junho de 2014, iniciou os trabalhos como Colunista do projeto Divulga Escritor, de João Pessoa Paraíba.
 Suas obras já atravessaram o atlântico.
Autor do Clube dos Autores e, recentemente firmou contrato com a Editora publique/Saraiva.

Para melhor conhecê-lo acesse seus sites: 


A Passagem do Cometa, Edir Araujo.

16/02/2014 17:34
Conheçam o trabalho e a biografia de meu amigo escritor Edir Araujo. A Passagem do Cometa.

Sinopse

A Passagem dos Cometas é uma leitura que impressiona pelo seu realismo, cuja narrativa segue num diálogo denso, profundamente humano e dramático, num estilo simples mas elegante e charmoso, fluindo com leveza e uma certa descontração por parte do Editor, um personagem irreverente e admirador confesso do amigo Poeta. Sendo que a partir da página 126 o autor passa a tratá-lo apenas como Poeta, quando o leitor passará a considerar (e admitir) que seja mais Poeta que dentista. Este poeta-dentista (que vive dividido entre poesias e dentes) é um tipo bonachão, piegas, com sua extrema veneração pelos poetas. Ardorosa paixão que fica explícita do início ao fim do livro. Neste romance psicológico há muitas informações biográficas a respeito dos poetas e literatos em geral, especialmente no que se refere as suas agruras, dando destaque ao sofrimento e a morte precoce que sempre nortearam suas vidas. O livro revela o complexo e mórbido mundo dos homens de Letras, especialmente os poetas. O leitor será surpreendido e "sacudido" a cada página. Um livro polêmico, intrigante, e que suscita muitas reflexões, numa linguagem clara e bastante acessível, capaz de satisfazer plenamente desde o neófito, que não seja familiarizado com esta disciplina, a Literatura, até o mais letrado, erudito e bem informado. Sua leitura proporciona entretenimento, informação e sobretudo conhecimento. Embora o livro, no conteúdo, seja tangido pela morbidez, sua leitura nos revela a estreita relação que há entre os Cometas e os Poetas, esses dois magníficos astros.
Muitos apreciam leituras que apontam referências e este livro é pródigo em esmiuçar a relação entre determinados conceitos. Há algumas "pitadas" de erotismo e algumas anedotas contadas pelo Editor, personagem que, reitero, é polêmico, brincalhão e debochado, mas que asseguro; não caem na vulgaridade, estejam certos disso. Tal recurso estilístico tem um propósito: desanuviar a aura nebulosa e severa que permeia o texto, ao trata de um assunto tão pavoroso como suicídio e morte. Um realidade da qual não podemos fugir nem ignorar. Mas o prezado leitor há de convir que há necessidade disso, como uma ponta de punhal a fazer uma incisão, ainda que dolorosa, até atingir sua alma. Chocalhando-o, mexendo em suas entranhas, fazendo-o sentir, refletir, se emocionar, chorar, espernear... Remover a capa invisível da indiferença que o esconde. Infelizmente (na minha concepção) não há outra forma de alcançá-lo.
Posso afirmar que este livro (psicológico, revelador, desafiador) lhe provocará profundas meditações e será diferente de tudo que você já tenha lido. Uma emocionante viagem pelo mundo dos poetas. Esses seres extraordinários que marcaram (e marcam) nossas vidas, vagueiam a nossa imaginação, enfeitam nossos devaneios e acalentam nossos sonhos. Afinal, quem nunca apreciou uma poesia, ou não tenha um poeta favorito guardado no coração?

Biografia

1960 - Nasce em 14 de junho, em Piraí, estado do Rio de Janeiro.
1966 - Inicia alfabetização na Escola Municipal Dr. Nilo Teixeira Campos.
1970 - Aos 10 anos (tendo 5 irmãos menores) começa a exercer várias atividades informais: menino de recado, engraxate, balconista, vendedor, etc, etc.
1971 - Aos 11, compra sua primeira máquina de escrever (usada) e dá os primeiros passos como escritor mirim, esboçando seus primeiros versos e escrevendo contos.
1973 - Presta exame de admissão ao Ginásio (hoje 2º grau ou Ensino Médio) no Colégio Estadual Affonsina Mazzilo Teixeira Campos.
1975 - Aos 15, tendo tomado gosto por literatura, vai a bibliotecas, toma livros emprestados, tornando-se um autodidata aplicado. Leitor compulsivo, tem acesso aos clássicos e consequentemente passa a escrever exaustivamente, compondo e fazendo resenhas dos livros que lia.
1977 - Participa entusiasticamente dos Encontros de Jovens de Casa Amarela (atividade ecumênica) onde é eleito (por sua idoneidade e méritos) ao posto de tesoureiro (e por unanimidade) a palestrante.
1978 - Arrimo de família, após o curso secundário, interrompe os estudos devido a sobrecarga de atividades. Assim, não obtém formação acadêmica, o que na sua concepção não representa nenhum descrédito, uma vez que “aprendeu e continua aprendendo com os livros” e sobretudo com a vida, que lhe oferece vasto material de conhecimentos, sendo sempre um disciplinado, aguçado e incansável estudante.
1983 - Casa-se em 17 de dezembro com Patrícia T. de Oliveira Pereira.
1985 - Nasce seu primeiro filho Rodolpho, em 25 de março. Fixa residência em São Paulo (Capital) onde ingressa na Editora Delta. Consequentemente parte para outras empresas do ramo de vendas, onde adquire vasta experiência, chegando por seu esforço e méritos a supervisor e gerente.
1990 - Nasce sua filha Raphaela, em 14 de junho (mesma data de seu nascimento).
1993 - Retorna de São Paulo e fixa residência em Barra do Piraí.
2000 - Deslumbrado ao “conhecer” e ter acesso a internet, retoma suas atividades como poeta e escritor independente, publicando em sites e blogs.
2012 - Publica em fevereiro seu primeiro livro “A Passagem dos Cometas” e em outubro,“Gritos e Gemidos”.
2013 - Atualmente escrevendo "Fulana" e mais dois livros, todos inéditos.
Assim como todos os bons escritores têm sempre uma ideia pré-concebida daquilo que irão escrever; seu primeiro livro; A PASSAGEM DOS COMETAS, concebeu há alguns anos consubstanciando em árdua tarefa. O segundo é a coletânea de poemas e crônicas: GRITOS E GEMIDOS. Uma antologia onde reune o que melhor brotou de si ao longo do tempo. O terceiro é "FULANA" (inédito). Como diria Morris West; “Escrever é como dar à luz.” Alvo de elogios e críticas (como a todos que se enredam pelo caminho da Literatura) não se deixa abater pelas adversidades. Afinal, ninguém atira pedras em árvore que não dá frutos.
 Boa leitura.
Para adquirir a obra deste nosso amigo Escritor, acessem o link: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário